quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Odontologia Veterinária

             A Odontologia Veterinária é uma área nova no Brasil e que ja conta com uma associação, (A.B.O.V.) Associação Brasileira de Odontologia Veterinária, que por sua vez, ainda possui um número reduzido de Veterinários cadastrados e que são realmente qualificados para atender aos casos da área.
            Como Esteticistas Vet., temos a obrigação de indicar e esclarecer aos nossos clientes, problemas relacionados a saúde dos Pets, inclusive os problemas Odontológicos. É óbvio que não temos que dar diagnósticos ou tratar, mas sim observarmos alterações ou anormalidades e indicar um Veterinário qualificado para o exame clínico e por ele ser dado um diagnóstico.
            Algumas dicas são importante na hora da higiene bucal e bem observadas, podem revelar que algo esta errado.Por exemplo:
  --> A presença de Tártaro, geralmente a mais conhecida, causa além do mau hálito, Gengivites, infecções, sangramentos, perda dos dentes, dor na hora da mastigação causando perda do apetite, entre várias infecções sem contar as milhares de bactérias presentes na boca do animal.
  --> Cães adultos apresentam 42 dentes, dentre eles: 3 Incisivos superiores e 3 inferiores; 1Canino superior e 1 inferior; 4 Pré molares superiores e 4 inferiores;2 Molares superiores e 3 inferiores.
  --> Nos Felinos Adultos ja encontramos 30 dentes, que são eles: 3 Incisivos superiores e 3 inferiores; 1 Canino superior e 1 inferior; 3 Pré molares superiores e 2 inferiores; 1 molar superior e 1 inferior.
  --> A Gengiva quando saudável, tem aspecto brilhante, coloração rosada e consistência firme, podendo ou não ser pigmentada.
  --> Dentes quebrados ou escurecidos necessitam de tratamento.
  --> Qualquer aumento de volume em alguma estrutura Oral, deve receber atenção de um médico veterinário.
  --> A presença de mau hálito em animais com saúde bucal em bom estado,também deve ser encaminhado para um exame clínico com o Veterinário.
           Com essas dicas, fica mais fácil cuidar da boquinha ou bocão de nossos eternos amiguinhos!!!
                                                                                                      Marcos Ribeiro

FONTE: artigo dos doutores: Herbert L. Correa, Michelle Venturini, Marco A. Gioso.
          
        

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Um Feliz Natal e um Ano Novo cheio de realizações!!!!!!!!!!!

   Que neste novo ano, possamos continuar a cuidar com tanto carinho dos nosso amiguinhos, e com isso alcançarmos cada vez mais a nossa realização pessoal e profissional....bjos...